Exu, Iansã e Xangô



















No último sábado, 20/10, aconteceu a festa de 2 anos do Espao IBISS Vila Cruzeiro.
Grupos de dança, música e teatro se apresentaram na festa, que foi uma explosão de alegria.
O alunos da dança contemporânea do Espaço se apresentaram numa belíssima coreografia, da qual faço parte. Em seguida vieram outras apresentações, como a Dança dos Orixás, da foto acima.

Dança dos Orixás

A Dança dos Orixás faz parte de um espetáculo que está em fase de criação. A intenção é reviver e valorizar nossas raízes afro-brasileiras num espetáculo cheio descontração e ao mesmo tempo emoção.
O espetáculo mostra a vida de pessoas estigmatizadas que, apesar e além de tudo, sonham e querem ter uma vida tranqüila, sem que uma bala perdida interrompa suas noites de sono ou um sonho de toda uma vida. "Favela força" é uma peça que busca mostrar um lado dessas pessoas que a mídia e as classes mais favorecidas não conhecem. Um lado cheio de virtudes, esperança e alegrias.
Ao estar contando a história dos personagens, que são os próprios atores, "Favela força" busaca nossas origens, também como uma forma de reconhecimento de nossa cultura. A cena dos Orixás representa nossa ancestralidade, representada por Exu, Iansã e Xangô. As atrizes Ana Lúcia, Renata e Mayra foram as escolhidas para representar esse papel com muita garra e vigor.

Exu é orixá da comunicação. Mensageiro entre o mundo material e o espiritual, ele é o guardião das aldeias, cidades, casa, das coisas materiais e do comportamento do homem. Suas cores são preto e vermelho.

Iansã é a senhora dos ventos, tempestades, raios e fogo. Iansã foi esposa de ogum e é a mais importante esposa de Xangô. É a mais agitada dos orixás femininos. Seu símbolo é uma espada de cobre e suas cores são o vermelho e o branco

Xangô é o orixá da justiça. É viril, forte e violento. Castiga os malfeitores, os ladrões e os mentirosos. Xangô possui três mulheres sendo elas Iansã, Oxum e Obá. Seu símbolo é um machado duplo de dois cortes laterais feito esculpido em madeira ou metal. Suas cores são vermelho e branco, ou marom e branco, ou somente marrom ou vermelho.



 
© Template Scrap Gerbera|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti